Criar um Site Grátis Fantástico
Próximos de Deus



QUANDO ESTAMOS PRÓXIMOS DE DEUS

Êxodo 20: 21

 

 

 

Quando lemos o livro de Êxodo, encontramos o povo de Deus, o primogênito de Deus, Israel, em sua estada no Egito. Sacrificado, humilhado, maltratado, oprimido, injuriado e acabado.

Eis a história de um povo cuja função era ser escravo, fabricante de tijolos, sem direitos, sem honras, sujeito a castigos, a açoites, a chicotes e à morte.

Este é ao povo que DEUS amou e resolveu tirar da lama, para ser o seu primogênito.

Desde o início do chamamento de Moisés para salvar o Seu povo, Deus manteve um diálogo aberto, franco e sincero com Moisés.

Quando lemos Ex 3: 3, a Bíblia nos diz: então disse consigo mesmo: irei para lá e verei esta grande maravilha, porque a sarça não se queima.

Mais à frente no capítulo 4 versículo dois, lemos: perguntou-lhe o Senhor: que é isto que tens à mão?

Desde o início de sua carreira como instrumento de libertação nas mãos de Deus, Moisés sentiu a necessidade de manter um contato direto com Deus.

Ele nunca procurou subterfúgios, terceiro-membro ou mesmo um porta-voz para Deus. Ele mesmo falava com Deus e se aproximava de Deus.

Vale à pena registrar que Moisés se sentiu incapacitado a falar a Faraó, conforme podemos ver no capítulo 4 versículo 10; ah! Senhor, eu nunca fui eloqüente... Pois sou pesado de língua, mas jamais se sentiu assim para falar com DEUS, porque DEUS o aceitava como ele era, cheio de falhas, cheio de pecados, cheio de incertezas, fugitivo, procurado por assassinato, rejeitado pelo próprio povo de DEUS.

Para o Senhor DEUS nada disto era importante, porque Moisés era o seu escolhido e isto era o suficiente.

Moisés foi realmente alguém privilegiado, porque viveu perto de DEUS.

O seu privilégio irmãos não era ser o libertador, não era transformar água em sangue, não era ver e fazer a sua vara virar uma cobra, não era sequer ser filho da filha de Faraó.

O SEU PRIVILÉGIO ERA VIVER PERTO DE DEUS.

 

Este também era o privilégio de nossos primeiros pais: Adão e Eva, conforme o registro de Gênesis.

 

Há muitos anos, exatamente no dia 25 de fevereiro de 1978, o goleiro João Leite do Clube Atlético Mineiro dava entrevista ao repórter Luiz Carlos na antiga Rede Tupi de Televisão e entre outras perguntas o repórter perguntou a nosso irmão João Leite: QUAL É O FATO MAIS IMPORTANTE DE SUA VIDA?

Sem pestanejar, ele respondeu: SER CRENTE EM JESUS CRISTO!

Traduzindo esta afirmação do João Leite, podemos dizer: olha aqui Luiz, mais importante do que ser goleiro do Atlético e ser famoso por isto, mais importante do que ser visto por milhões de brasileiros na TV, mais importante do que tudo isto, é ser crente é viver PERTO DE DEUS.

 

A Bíblia nos mostra cenas e nomes de várias pessoas que sentiram necessidade de estar perto de DEUS. Uma das narrativas mais bonitas que a Bíblia nos conta está registrada no evangelho de Lucas, no capítulo 23 versículos 39 a 43, que diz respeito a um dos malfeitores que foi crucificado com o Mestre JESUS CRISTO: Jesus lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.

Aquele homem, cujas obras até aquele momento tinham como fruto a morte, a destruição e o roubo, queria ficar junto do MESTRE, mesmo após tudo aquilo acabar.

Como é gostosa, como é revestida de esperança, como é confortante, ouvir a resposta de JESUS CRISTO àquele homem: hoje mesmo estarás comigo no paraíso.

Nada mais importava àquele homem do que continuar na presença de DEUS pela eternidade.

Outro fato muito bonito registrado na Bíblia está também o evangelho de Lucas capítulo 8 dos versos 43 a 48, ONDE ENCONTRAMOS O registro der uma mulher que diz: se eu o tocar, ficarei curada.

Aquela mulher há 12 anos sofria de uma hemorragia e ninguém podia curá-la, ninguém tinha conseguido trazer solução à sua vida.

Mas querer estar perto de DEUS trouxe resultados fantásticos à vida daquela mulher e ouviu do SENHOR JESUS CRISTO: alguém me tocou porque senti que de mim saiu poder.

Ela esteve junto ao DEUS VIVO e recebeu o resultado do poder que emana de DEUS.

A Bíblia registra muitos outros fatos narrados a respeito de pessoas que viveram em franco e aberto diálogo com DEUS.

 

Voltando agora à história de Moisés e ao trecho citado de Êxodo ouvimos: o povo estava de longe, em pé; Moisés, porém se chegou à nuvem escura onde DEUS estava.

Aí está toda a razão da vitória alcançada na vida por Moisés. Não estava capacitado a executar o trabalho para o qual fora chamado, como ele mesmo já dissera, não era alguém eloqüente, não tinha nada que pudesse ser admirado pelos homens, mas estava perto de DEUS, estava ONDE DEUS ESTAVA.

O povo adorava ídolos, sacrificava a deuses pagãos, adorava bezerro de ouro, recolhia o maná além da determinação de DEUS, ficava sempre distante de DEUS e o preço era alto, tão caro que muitos profanaram e renunciaram o próprio DEUS, mas Moisés perseverava , falava com DEUS, estava sempre perto de DEUS.

Este versículo 21 do capítulo 20 de Êxodo encerra toda a possibilidade de vitória na vida do ser humano: ele se chegou à nuvem escura, onde DEUS estava.

Podemos nos lembrar do profeta: buscai o SENHOR DEUS enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.

Podemos nos lembrar: buscai, pois em primeiro lugar o SEU REINO e a sua justiça...

Realmente meus irmãos, viver no atual século é muito difícil. Como é difícil ser feliz em pleno século XXI, né mesmo?

Se questionássemos ou tivéssemos a coragem de questionar às pessoas sobre a felicidade, ficaríamos espantados com as respostas e com as desculpas para não serem ou não se sentirem felizes e muitos citariam muitos textos bíblicos para justificarem sua infelicidade.

Talvez alguns dissessem: mais feliz do que fulano, pelo menos eu sou... Olha só o seu lar... Olha só o seu problema... pelo menos disto eu estou livre.

Talvez alguns argumentassem com as próprias palavras de JESUS CRISTO: no mundo tereis aflição... como pastor, o senhor quer que eu seja 100% feliz?

Alguns se acham 80% ou quem sabe 50% felizes...

É esta a promessa ou a palavra de DEUS para a nossa vida: disse JESUS CRISTO – “eu vim para que tenham 80% de vida”?

Será que Ele nos disse: “na casa de Meu Pai há 101.000 moradas... se assim não fora eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos um destes 101.000 lugares”?

 

Até onde conheço a Bíblia não é isto que lá está escrito, mas TODO O QUE VEM A MIM, DE MANEIRA ALGUMA O LANÇAREI FORA.

 

Para você que neste momento lê este texto, quero dizer:

** se sua vida junto ao seu cônjuge não vai bem, alguma coisa anda errada

** se sua vida nos estudos não vai bem, alguma coisa está errada

** se o seu desempenho no trabalho vai de mal a pior, algo está muito errado

** se seu filho não lhe obedece, não houve os seus conselhos, algo continua muito errado

 

Talvez você esteja convencido que tudo isto não passa de fantasia de minha parte, que a realidade da vida é outra, caracterizada e envolvida por tantos problemas, lutas e dificuldades e que os problemas que você vive jamais serão resolvidos.

ANTES, PORÉM DE AFIRMAR ASSIM, responda-me:

 

*** qual é o tempo que você tem dedicado para o seu contado direto com DEUS?

*** você tem andado junto ou longe de Deus?

 

Moisés agiu de forma diferente do Roberto Carlos. Este canta: JESUS CRISTO EU ESTOU AQUI, mas Moisés foi para a nuvem escura onde DEUS ESTAVA.

A Bíblia diz que nosso corpo é Templo do ESPÍRITO SANTO, verdade?

Quando isto é fato real em nossa vida, tudo bem, mas quando isto não é verdade em nós, muitos probleminhas surgem e eles crescem até se tornarem insolúveis.

Se o ESPÍRITO SANTO morasse mesmo em você, em seu corpo, este templo estaria em ruínas?

Lembre-se irmão: o problema não é o mau gênio ou a incompatibilidade de gênios – o problema em sua vida conjugal é que o ESPIRITO SANTO não está no templo.

Se você é irresponsável no estudar, preguiçoso ou relapso no trabalho, não impute isto a seu colégio, a seus professores ou até mesmo a seu patrão ou chefe: O ESPÍRITO SANTO NÃO ESTÁ NO TEMPLO.

 

Quantos e quantos estão separando apenas um cômodo de suas casas para o ESPÍRITO SANTO DE DEUS e então Ele não será hóspede, mas um prisioneiro  .

Em muitas situações não queremos que DEUS esteja onde nós estamos e não procuramos estar onde DEUS está... esta é uma realidade que machuca e nos separa de DEUS.

 

** olha aqui Senhor, agora eu vou tomar um banho de piscina, ou vou à praia. O SENHOR pode ficar em casa descansando, porque já andou muito hoje comigo e além do mais, eu vou usar uma roupa que não vai lhe agradar muito não

 

** olha aqui Senhor, o SENHOR fica por aí que eu vou dar uma namoradinha e o Senhor Sabe... este negócio de vela já era, afinal estamos no século XXI e o Senhor ficar me olhando namorar não dá certo não...

** olha aqui Senhor, agora eu vou trabalhar e o Senhor sabe ... hoje é impossível ser honesto. Tenho de vender sem nota fiscal, tenho de vender gato por lebre, tenho que falar umas mentirinhas... E o imposto de renda Senhor? O Senhor viu o fantástico de hoje?... Pois é, a gente paga imposto para estes fiscais ficarem roubando da gente... é um absurdo, não acha Senhor? Eu vou pro trabalho, o Senhor fica aí e de tarde a gente se encontra novamente.

 

Meus irmãos, se somos parcialmente felizes, é porque vivemos parcialmente perto de DEIS

 

Se somos infelizes, é porque vivemos longe de DEUS .

 

No entanto queremos afirmar a mesma verdade que foi real na vida de Moisés: para sermos felizes precisamos estar na PRESENÇA DE DEUS, precisamos estar onde DEUS ESTÁ.



Reverendo Ronaldo Bezerra, que com muita alegria contribuiu para nossa edificação enviando este texto.