BUSCAI EM PRIMEIRO LUGAR...
As prioridades da vida cristã tem sido substituídas pelo montante de atrações do prazer, fama, sucesso, modernidade e riquezas que o mundo oferece. Essa tem sido uma triste realidade do povo de Deus.
É notável a mornidão espiritual de muitos cristãos atualmente. Se olharmos para o passado vemos pessoas com vida de oração séria, trabalho missionário avante, evangelização nas tardes de Domingo nas praças, envolvimento com as programações da igreja local, visitas realizadas em casas de irmãos, distribuição de folhetos, busca por aqueles que há tempos não iam mais à igreja, etc. Algumas dessas coisas ainda parecem permanecer, porém de forma bem minimizada ao compararmos àquela rotina.
E se ainda observamos a igreja primitiva de Atos notamos mais diferenças entre a igreja daquela época com a modernidade: Perseverança na doutrina ouvida e praticada com seriedade para a vida cotidiana, comunhão fortalecida entre irmãos, orações fervorosas como o único instrumento da graça divina para que seus contextos fossem amenizados e transformados diante das perseguições e maus tratos dos judeus, havia temor como consequência do conhecimento profundo das verdades divinas e suas implicações, os prodígios e sinais eram feitos por mãos dos Apóstolos, os que criam eram recebidos num verdadeiro lar aconchegante no qual tinham tudo em comum ao ponto de crentes venderem suas propriedades e bens e distribuírem o produto à medida que alguém tinha necessidade, etc. (Leia Atos 2:42-47). E era assim que o Senhor acrescentava-lhes dia a dia os que iam sendo salvos.
Não há dúvidas, porém que o cristianismo mudou! O Domingo que é o Dia do Senhor (pelo menos o deveria ser na prática) se transformou numa chegada ansiosa para o crente aproveitar suas propriedades e bens vivendo no individualismo de suas vontades, reuniões de orações são a menos frequentadas e com pouco fervor ou nenhum. O temor do Senhor, que é o princípio da sabedoria, não mais é visto cotidianamente no viver do crente. A busca pelos que não vão mais à igreja se tornou numa desculpa de que se realmente forem crentes, voltarão! A não participação da Ceia não gera mais incômodo já que no próximo mês haverá novamente, desconhecendo inclusive seu real significado e expressão. Dízimos não são mais primícias. O sucesso na profissão é mais bem quisto e buscado do que uma vida de oração e leitura da Palavra. O tempo se tornou mais escasso para deleitar-se na presença do Senhor visto que as conversas no whatsapp e facebook suscitam curiosidades para ver quem enviará a próxima mensagem, curtida, vídeo ou foto quase sempre nada edificantes!
Buscar a Deus em primeiro lugar não é opção do crente. É uma ordem! Precisamos reavaliar nossos conceitos modernos em relação à Palavra de Deus. Cada vez mais aqueles que permanecem firmes deverão expor seus exemplos aos que andam longe do temor do Senhor para que, mesmo vivendo na pós modernidade, não venhamos a esquecer das prioridades mais importantes da vida que é estar junto com o pai, aprendendo dele humildemente e cumprindo a sua vontade!
Pastor Lucas Felipe Apolinário da Costa, Congregação Presbiteriana Serra da Canastra
Em Primeiro Lugar